top of page
What-is-nondestructive-testing.jpg

Ensaios não desstrutivos (END) podem ser genericamente definidos por um amplo grupo de técnicas de análise usadas na indústria de ciência e tecnologia para avaliar as propriedades de um material, componentes ou sistemas sem causar danos ou interferências à estes.

 

Os termos ensaio não destrutivo (END), inspeção não destrutiva (IND) e avaliação não destrutiva (AND) também são comumente usados ​​para descrever esta técnica.

 

Como o END não interfere nas características do objeto que está sendo inspecionado, é uma técnica altamente valiosa que pode economizar recursos e tempo na avaliação do produto, solução de problemas e pesquisa

 

IMG_20220202_105714_7.jpg

Os seis métodos de END mais frequentemente usados ​​são teste de corrente parasita, partícula magnética, líquido penetrante, radiográfico, ultrassônico e visual.

 

Este conjunto de técnicas são comumente usadas em engenharia forense, engenharia mecânica, petrolífera, elétrica, civil, de sistemas, aeronáutica, medicina e artes. Inovações no campo de testes não destrutivos tiveram um impacto profundo na imagem médica, incluindo ecocardiografia, ultrassonografia médica e radiografia digital.

Os métodos de END dependem do uso de radiação eletromagnética, som e outras conversões de sinal para examinar uma ampla variedade de artigos (metálicos e não metálicos, produtos alimentícios, artefatos e antiguidades e infraestrutura) quanto à integridade, composição ou condição sem alteração do artigo em exame.

 

A inspeção visual, o método de END mais comumente aplicado, é muitas vezes aprimorado pelo uso de ampliação da imagem através de boroscópios, câmeras ou outros arranjos ópticos para visualização direta ou remota. A estrutura interna de uma amostra pode ser examinada para uma inspeção volumétrica com radiação penetrante, como raios X, nêutrons ou radiação gama.

 

As ondas sonoras são utilizadas no caso de testes ultrassônicos, outro método volumétrico de END, o sinal mecânico (som) sendo refletido pelas condições no objeto de teste e avaliado quanto à amplitude e distância da unidade de busca (transdutor).

 

Outro método de END comumente usado em materiais ferrosos envolve a aplicação de partículas finas de ferro (suspensas em líquido ou pó seco – fluorescentes ou coloridas) que são aplicadas a uma peça enquanto ela é magnetizada, contínua ou residualmente. As partículas serão atraídas por campos de fuga de magnetismo no objeto de teste e formarão indicações (coleção de partículas) na superfície do objeto, que serão avaliadas visualmente.

 

O contraste e a probabilidade de detecção para um exame visual a olho nu geralmente são aprimorados pelo uso de líquidos penetrantes na superfície do objeto de teste, permitindo a visualização de falhas ou outras condições da superfície. Este método envolve o uso de corantes, fluorescentes ou coloridos (tipicamente vermelho), suspensos em fluidos e é usado para materiais não magnéticos, geralmente metálicos.

END

bottom of page